Olá visitante!

ArtsFênix e um blog independente sem fins lucrativos.
Todos os titulos e imagens exibidos aqui são
de propriedade única e exclusiva de
seus respectivos autores/estudios/editoras e distribuidoras,
tratados aqui apenas como forma de entretendimento e propagação de cultura.


Seja bem-vindo ao
Arts Fênix.

Pra vc que curte photoshop ,cinema ,quadrinhos e mangá , Aqui vc vai encontrar montagens,
diversos links com vídeos e dicas espero que gostem
.
Abraços, e
fiquem com DEUS.

DESTAQUES!

20 de mar. de 2010

Saiba tudo sobre lenda urbana brasileira do Fofão que inspiro a cria Chuck o brinquedo assassino !

No início dos anos 80 o programa infantil matinal mais assistido era o "Balão Mágico" e passava na Rede Globo. Os apresentadores eram Simony (que na época tinha uns 10 anos), Cascatinha ( o Seu Geraaaaaaldo, da Escolinha do Professor Raimundo, e atualmente ator da Record) e Fofão (vamos nos concentrar nele depois). Depois se uniram ao elenco Tob, Mike, Luciana, Ricardinho (Crianças que sumiram do mapa) e Jairzinho ( Filho de Jair Rodrigues e cantor atualmente).O ator que interpretava o Fofão (Orival Pessini) , que já participou da "Escolinha do Professor Raimundo", "Escolinha do barulho", "Escolinha do Golias" e do "A Praça é Nossa";O Fofão era essa figura simpática acima. Ele era um alienígena do planeta "Fofolândia" e no início nem sabia falar. Ele emitia uns grunidos que só a Simony entendia.
Com o tempo, aprendeu o português e passou a nos divertir mais.O Fofão fez muito sucesso e acabou mudando de emissora, tendo seu programa próprio na Bandeirantes (hoje apenas Band).

Seu sucesso se refletia nas vendas de produtos com sua marca. Eram lancheiras, camisas, Shampoos, calçados, revistas em quadrinhos, Lp's (era assim que chamava os "CDs de vinil" na época) e até uns lanches tipo waffles e bombons de gosto horrível da Dizioli que só o próprio Fofão gostava .
Enfim...Um dos produtos mais vendidos foi o Boneco do Fofão. Foram mais de 4 milhões vendidos.A empresa que o fabricava era a "Mimo", pouco expressiva num ramo em que a "Estrela" que dominava na época .Pois é, o boneco foi muito popular. Todas as crianças queriam um!
Aconteceu que, um belo dia, um desses bonecos quebrou.
Uma mãe desesperada notou a coisa mais macabra do mundo. Havia um punhal dentro!
Ao sacudir o boneco ela percebeu que a coisa era mais séria. Além do punhal existia uma bela quantidade de velas pretas e outras coisas que ela não soube identificar.Então ela contou para outra mãe, que contou pra outra...
E assim o Brasil inteiro estava sabendo.(Detalhe toda vez que a historia era contada aumentava um conto ).

Aqui na foto abaixo segundo as noticias da época (Dois exemplares diferentes do punhal Keris encontrado dentro dos bonecos do Fofão.)Segundo a lenda os Keris tem propriedades místicas, ele pode não só armazenar espíritos como também serve de link sobrenatural, como se fosse um portal que leva os espíritos de um Keris a outro; desde que se soubesse usá-lo, é claro.
Não demorou para surgirem várias histórias tenebrosas envolvendo o boneco.
Qualquer coisa que acontecia Assassinatos, incêndios , maridos traindo suas mulheres...Era tudo culpa do Fofão e seu boneco amaldiçoado!
Tem gente que jura até hoje que viu o boneco se mexer sozinho inúmeras vezes.
A outras historias também dizia que o ator Orival Pessini este acima na foto (que depois do Balão Mágico, se consagrou com o maluco-beleza Patropi) tinha feito um pacto com o diabo para decolar na carreira artística e que por conta disso, tinha dado um jeito que os bonecos de seu personagem tivessem dentro de si a tal arma-branca.

Outra versão da historia seria que os fabricantes eram servos do demônio, e por isso colocavam o punhal dentro do boneco e que todos que tivessem o brinquedo deveriam jogá-lo no lixo imediatamente.

Alguns acreditam que a lenda tenha sido criada por uma empresa concorrente para dar fim ao número crescente das vendas do boneco do Fofão.O fato é que essa lenda decretou o fim das vendas do boneco. Mas o deixou fofão famoso para todo o sempre!Então começa a inquisição ao fofão foi um massacre...
Quase todos os bonecos foram destruídos...Muitos deles queimados! Isso a contra gosto das crianças que, não queriam se separar do brinquedo.

Vamos às explicações.

O que realmente existia era uma espécie de haste plástica que conectava a cabeça ao corpo para dar mais estabilidade. Numa das fotos abaixo ela pode ser vista. Por ter sua ponta afilada, muita gente relacionou a um punhal.

E as velas? Bom...o enchimento do boneco era variado. Nos outros bonecos que foram abertos , por exemplo, tinha restos de tecido, alguns pedacinhos de madeira e algo parecido com algodão,plástico,lixo e etc...

Sinceramente não duvido que tenham achado restos de velas em alguns bonecos.
Parecia que eles pegavam o que tivesse a mão para encher o bicho.
Como era uma produção barata naquela época já viu neh. Mas,e o punhal? isso não fico provado.

Você deve ta se perguntando li tudo isso ate aqui mas o que tem haver com o CHUCK???

Veja essa foto abaixo:

Simples...Olhem o boneco assassino (bem conhecido como Chuck)e o Fofão. Comparem.
Alguma semelhança? Ah...E em 1988, logo após do massacre dos Fofões.


Ta e dai o que tem a ver ?
Bom vamos usar um pouco de imaginação,pegamos um boneco amaldiçoado... não um assassino e melhor que vira um boneco amaldiçoado, acrecesnta um punhal de vudu,um punhal ?não melhhor um encanto pronto o resto você ja pode concluir neh.


Em fim em 1988 um filme surgiu. Seu nome: CHILD'S PLAY ("Brinquedo Assassino").
Nele um psicopata Charles Lee Ray é baleado pela polícia e, antes de morrer, entoa um cântico vodu, passando sua alma para um boneco. Esse boneco era baseado no personagem de um desenho fictício para crianças chamado de "bonzinho".Um boneco baseado num programa de TV e amaldiçoado.

Dizem por aí que a história do filme foi influenciada pela lenda brasileira do Fofão. Sejam honestos? Acham que é só coincidência?

2 comentários:

Anônimo disse...

MUITO BOM GOSTEI!

Unknown disse...

Quero saber mais ainda sobre esses bonekos!!!!!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...