
Há alguns dias atrás eu soube do software japonês de pintura “Paint Tool SAI”, que segundo consta é especializado em mangá. Ele realmente parece muito o Painter, mas tem umas ferramentas especializadas.
Procurei ate acha e baixei o SAI pra experimenta. Achei muito fácil de trabalhar e quando o assunto é fazer cartoom, principalmente mangá, o software mostra a que veio. A interface me pareceu mais intuitiva e fácil de se trabalhar e configurar materiais do que o Painter. Características marcantes do mangá como linhas limpas e firmes, sombreados duros com uma ou outra nuance degradê são conseguidas com uma simples pincelada da ferramenta “blur”. Pra colorir o desenho com cores chapadas basta pincelar a cor displicente mente num layer acima do traço. E depois recortar essas pinceladas soltas para que se conformem ao contorno do desenho é só uma questão de selecionar a área por fora do contorno com a varinha mágica e deletar o que tá pra fora.
Deu trabalho mas achei esse tutorial básico da pra se ter uma ideia de como usa algumas de suas ferramentas veja abaixo.
Não liguem muito para os erros de português XD...

Tem também um vídeo de uma brasileira que manda muito bem em matéria de mangá no SAI. Veja o que ela faz no vídeo abaixo:
4 comentários:
Que isso,cara?Depois desse video me sinto humilhada.
HUASHUAS'
Exelente materia.
noosssaaaaa!!!
comoo..
esse programa eh o bixu ou eh vc?
kk
mi humilhou massao aki..
Maan' esse programa é d+ estou começando a me aperfeiçoar agr ... E realmente humihou-me legal...
Nussa vei,me humilhou numa escala de mais de oito mil kkkk'
Esse programa eh mto bom mesmo,baixei ele ontem e ja estou brincando um pouco nele :33
Postar um comentário